Pular para o conteúdo principal

DIREITOS E DEVERES MULTA DA LEI SECA NA PANDEMIA

 

 

 

 

Com a pandemia do Coronavírus, a incidência de blitz da Lei Seca diminuíram consideravelmente, contudo, algumas cidades já começam a retomar as abordagens na medida em que a sociedade volta ao seu ritmo de quase normalidade.

 

 

Importante consignar que DURANTE os últimos meses existia uma "recomendação" das chefias policiais para que só se realizasse o TESTE DO ETILÔMETRO - popular teste do bafômetro - em caso de fundada suspeita de embriaguez por parte do condutor.

 

Essa medida visava não só a segurança dos condutores, como dos próprios agentes públicos.

 

Importante consignar que o ato de FISCALIZAÇÃO é legítimo, tendo o Estado o poder de fiscalização como instituto para manter a lei e a ordem.

 

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro a FISCALIZAÇÃO  seria "o ato de controlar o cumprimento das normas estabelecidas na legislação de trânsito, por meio do poder de polícia administrativa de trânsito, no âmbito de circunscrição dos órgãos e entidades executivos de trânsito e de acordo com as competências definidas neste Código".

 

 

DIREITOS E DEVERES DO CONDUTOR

 

 

Nas abordagens policiais, com relação aos principais direitos do condutor em se tratando de situações de Multa de Lei Seca, temos:

 

  • SER TRATADO COM RESPEITO E URBANIDADE PELA AUTORIDADE (AINDA QUE O AGENTE/POLICIAL SEJA TRUCULENTO, MANTENHA A CALMA E NÃO RETRUQUE POIS AO PERCEBER QUE VOCÊ ESTÁ CALMO O AGENTE COSTUMA SE ACALMAR TAMBÉM);

 

  • RECUSAR-SE À FAZER O TESTE, SEM NENHUM TIPO DE PRESSÃO OU CONSTRANGIMENTO PARA FAZÊ-LO;

 

  • CASO QUEIRA FAZER O TESTE, EXIGIR QUE O APARELHO ESTEJA DEVIDAMENTE HIGIENIZADO;

 

  • CASO FAÇA O TESTE E OCORRA A CONSTATAÇÃO DE EMBRIAGUEZ, FAZER UM 2° TESTE NUM INTERVALO MÍNIMO DE 15 MINUTOS ( A CHAMADA CONTRA PROVA);

 

  • DIREITO A CHAMAR CONDUTOR HABILITADO - NOS CASOS DE RECUSA AO TESTE OU CONSTATAÇÃO DE EMBRIAGUEZ -   LEMBRANDO QUE ESSE NOVO CONDUTOR TERÁ OBRIGATORIAMENTE DE FAZER O TESTE PARA CONDUZIR O VEÍCULO (EM MÉDIA 30 MINUTOS PARA A PESSOA CHEGAR OU ATÉ O FINAL DA BLITZ);

 

  • RECEBER CÓPIA DO AUTO DE INFRAÇÃO E RECIBO DE RECOLHIMENTO DE SUA CNH, INDEPENDENTEMENTE DA ASSINATURA DO AUTO DE INFRAÇÃO PELO CONDUTOR (SENDO QUE A ASSINATURA DO CONDUTOR NÃO É CONFISSÃO ou RECONHECIMENTO DE CULPA);

 

 

 

Observação IMPORTANTE: Caso você tenha se RECUSADO à fazer o teste é recomendado que você verifique o que está sendo registrado no auto de infração.

 

Observar se o agente está assinalando nos quadradinhos de "Sinais de Embriaguez" e também especialmente no campo abaixo, chamado de CAMPO DE OBSERVAÇÕES.

 

Isto porque é comum que os agentes coloquem que o condutor continha algum SINAL DE EMBRIAGUEZ, ou ainda outra informação incorreta como por exemplo de que o condutor DECLAROU TER INGERIDO BEBIDA ALCOÓLICA, o que pode prejudicar o condutor em sua futura defesa.

 

Nesses casos, o momento para contestar o erro é naquele momento único, depois não adianta reclamar.

 

 

 EXIJA SEMPRE A SUA VIA DO AUTO DE INFRAÇÃO!

 

Por isso recomendo sempre que você peça a sua via do AUTO DE INFRAÇÃO, lembrando que a sua assinatura no auto NÃO implica em nenhuma confissão, sendo que você pode exigir a sua via do auto SEM assinar também, e é seu direito !

 

PORQUE ALGUNS AGENTES MALICIOSOS PRESSIONAM PARA QUE O CONDUTOR ASSINE?

 

A questão da assinatura é importante porque se você assinar o auto de infração você já está notificado da infração ( nos termos do artigo 280 inciso VI do CTB ) sendo que nesse caso o órgão de trânsito NÃO precisa enviar a Notificação de Infração para o endereço de registro do veículo, e o seu prazo para defesa   - 15 dias - já está correndo.

 

Então a recomendação é que o condutor exija sempre a sua via LEGÍVEL do AUTO DE INFRAÇÃO e NÃO assine pois você tem o direito de receber a sua via SEM qualquer assinatura.

 

Uma situação muito comum é o agente inserir no Auto que o condutor recusou-se a assinar e receber cópia do auto. Preste atenção !

 

Perceba que nesse caso o prazo de recurso já está correndo e o condutor nem sabe !

 

 

 

Outro documento OBRIGATÓRIO para o caso de recolhimento da sua habilitação pelo agente ( que deve recolher a CNH sempre que o condutor fizer o teste e for constatada embriaguez ou recusar-se ao teste) é o RECIBO DE RECOLHIMENTO.

 

Portanto, ao ter seu documento apreendido exija da autoridade o RECIBO DE RECOLHIMENTO, documento este que deverá ser apresentado pelo condutor para fazer a retirada da CNH. Inclusive neste documento deverá constar as instruções e principalmente o endereço para retirada de sua CNH.

 

 

 

 

TESTE DO BAFÔMETRO - FAZER OU NÃO FAZER?

 

Outra consideração importante é que se você NÃO bebeu, faça o teste, simples assim.

 

Isso porque é muito comum a pessoa ser maltratada pelo agente e recusar-se a fazer o teste, só de birra também.

 

Então, sem que o agente tenha explicado que seria aplicada a MULTA POR RECUSA AO TESTE DO ETILÔMETRO, a pessoa leva essa multa à toa, lembrando que em se tratando de MULTA DA LEI SECA, tanto na MULTA DO ARTIGO 165 DO CTB EMBRIAGUEZ AO VOLANTE CÓDIGO 51691 – tanto na MULTA DO ARTIGO 165 A DO CTB RECUSA AO TESTE DO ETILÔMETRO CÓDIGO 75790 – O valor da multa é o mesmo, qual seja: R$ 2.934,70 sendo gerado processo administrativo para a SUSPENSÃO DA CNH. cuja pena mínima é de 12 meses para primários.

 

 

Agora quanto aos DEVERES DO CONDUTOR:

 

  • OBEDECER À ORDEM DE PARADA DA AUTORIDADE (SENDO INFRAÇÃO DE TRÂNSITO O SEU DESCUMPRIMENTO CONFORME ARTIGO 195 DO CTB;

 

  • NÃO TENTAR FUGIR DA FISCALIZAÇÃO/BLITZ ( POIS NORMALMENTE AUMENTA O RISCO COMETER ACIDENTES AO TENTAR DESVIAR O CAMINHO);

 

  • NÃO TENTAR FURAR BLOQUEIO POLICIAL ( INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DO ARTIGO 210 DO CTB QUE TAMBÉM GERA A SUSPENSÃO DA CNH ALÉM DO RISCO DE SER CONFUNDIDO COM UM CRIMINOSO);

 

  •  APRESENTAR OS DOCUMENTOS DE PORTE OBRIGATÓRIO (CNH E CRLV DO VEÍCULO QUE PODEM SER APRESENTADOS NA MODALIDADE DIGITAL EM SEU CELULAR ATUALMENTE);

 

 

 Portanto, ao ser abordado, colabore, mas também exija seus DIREITOS.

 

 

 

SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO COMPARTILHE ESSE ARTIGO !

 

 

 

 


 

 

 

 

CLIQUE AGORA e Conheça  nosso CANAL NO YOUTUBE CURTA NOSSOS VÍDEOS E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO CANAL E AJUDE  MAIS CONDUTORES A CONHECER SEUS DIREITOS !

 

 

Para maiores INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE TRÂNSITO navegue em nossas páginas:

 

REVISIONAL DE CONTRATO EM FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS

BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULOS

CASSAÇÃO DA CNH

SUSPENSÃO DA CNH

BLOQUEIOS DE CNH POR IRREGULARIDADE NA EMISSÃO

MULTAS DE LEI SECA

 

 fim

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, esse artigo deveria ser mais explicativo sobre a dor de cabeça que a pessoa pode ter se beber e dirigir, mais somente falou sobre direitos do cidadão. Temos que colocar na cabeça que hj quem bebe não pode dirigir. Só sabe o grau de periculosidade a pessoa que já se envolveu nessa situação ou aquelas que tiveram vítimas de irresponsáveis bêbados dirigindo. A lei ainda é frouxa em meu ver. Porque hj vc tem a opção de pagar um táxi pra ir embora e não matar ninguém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FAÇA CONTATO AGORA !

Deixe seu comentário com DÚVIDAS ou ELOGIOS.

Teremos prazer em atendê-lo (a) !

Postagens mais visitadas deste blog

AGENDAMENTO DE ENTREGA DA CNH DETRAN

          Para realizar a entrega da habilitação suspensa no Detran o cidadão vêm passando por uma verdadeira epopéia, digna da Odisséia de Homero.     Isto porque, desde 20 de Marco de 2020 o Detran FECHOU, APAGOU AS LUZES e todos correram para as colinas na pandemia.   Desde então MILHARES DE SERVIDORES TERCEIRIZADOS FORAM DEMITIDOS e DEZENAS DE UNIDADES FORAM DESATIVADAS.   O atendimento está sendo incorporado ao POUPATEMPO, como única opção de atendimento presencial ao cidadão.   Ocorre que a procura é muito grande, e o atendimento só é feito MEDIANTE AGENDAMENTO pelos sites do DETRAN e do POUPATEMPO, não raro as datas disponíveis são para semanas e até meses em alguns locais.     AGENDAMENTO PARA ENTREGA DE CNH SUSPENSA DETRAN     Temos um problema grave durante esse período de Pandemia. O Detran simplesmente “esqueceu” daqueles condutores que estão com a sua Habilitação Bloqueada em função de Suspensão do direito de dirigir.     Tratam-se de MILHARES de

PARCELAS ATRASADAS EM FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS QUAIS AS ALTERNATIVAS JANEIRO

        FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS COM PARCELAS EM ATRASO – O QUE FAZER PARA NÃO PERDER O VEÍCULO E O QUE JÁ FOI PAGO?        CLICAR AQUI PARA CHAMAR DR MARCELO AGORA !       Neste artigo exclusivo você vai descobrir:   QUAIS AS ALTERNATIVAS EM CASO DE DIFICULDADE NO PAGAMENTO DAS PARCELAS TRANSFERÊNCIA DE FINANCIAMENTO DEIXAR PAGAR NO NOME QUITAÇÃO DE FINANCIAMENTO REFINANCIAMENTO DO CONTRATO ENTREGA AMIGÁVEL DE VEÍCULO BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULO NA PANDEMIA VOCÊ ESTÁ SENDO VIGIADO (A) COMO SABER SE O VEÍCULO ESTÁ EM BUSCA E APREENSÃO ? COM QUANTAS PARCELAS PODE OCORRER A BUSCA E APREENSÃO? AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO COM e SEM APREENSÃO AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO SEM LOCALIZAÇÃO DO VEÍCULO SOU OBRIGADO A DIZER O PARADEIRO DO VEÍCULO PARA O OFICIAL DE JUSTIÇA? AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO COM APREENSÃO DO VEÍCULO ESCRITÓRIOS DE COBRANÇA/JURÍDICOS DO BANCO, O QUE SÃO E PARA QUÊ (QUEM) SERVE(M)?         CLIQUE PARA PEDIR SUA CÓPIA DO E-BOOK GRATUITO SOBRE MANUTENÇÃO e

Indicação de Condutor na Pandemia - Como fazer para não errar JANEIRO 2021

  INDICAÇÃO DE CONDUTOR NA PANDEMIA, COMO RESOLVER?    Atualizado de acordo com determinação do Denatran para 2021 Nesse artigo vamos explicar como funciona a indicação de condutor nas infrações de trânsito e as consequências pela sua NÃO realização no prazo legal CONSIDERANDO A QUESTÃO DA PANDEMIA.   Mas antes, é necessário esclarecer o seguinte.   Vou ser sincero. Muita gente faz confusão nessa hora…           CURTA OS VÍDEOS E SE INSCREVA NO CANAL DOUTOR TRÂNSITO CLICANDO AQUI !!!          CLICAR AQUI PARA CHAMAR DR MARCELO AGORA !       Órgão Autuador responsável pela infração/multa. Como identificar   Dentro do Sistema Nacional de Trânsito temos diversos Órgãos públicos componentes desse sistema , e cada qual cuida da fiscalização do trânsito de acordo com a sua competência. Dessa forma, dependendo do local onde é cometida uma infração de trânsito, haverá um ou mais órgãos competentes pelo registro das infrações. Normalmente quem faz  o regi